O termo clave vem do latim clavis, que significa "chave". A clave de sol origina-se da letra "G", usada no sistema antigo de notação para indicar a nota sol. Como a música antiga destacava a voz sobre qualquer outra coisa, necessitavam-se tipos de escrita que adequassem cada voz ao sistema de notação e as músicas existentes. Como a notação musical é relativa, a princípio cada nota pode ocupar qualquer linha ou espaço na pauta. Por isso, em alguns lugares (essencialmente mosteiros) costumou-se colocar no início da pauta um sinal que indicava qual nota estaria sobre qual linha. No caso, todas as notas através de suacifra (na época seu nome) poderiam ser colocadas como claves. Visto que a pauta não era necessariamente o pentagrama atual, e podia ter de 1 a 11 linhas, a clave indicava com facilidade em qual linha estaria a nota da cifra da clave, e todas as demais poderiam ser lidas em referência a essa nota[1].
Por exemplo, se colocássemos a clave de sol na primeira linha, de baixo para cima, esta linha seria a nota sol3, na linha seguinte a nota si3 e assim por diante. Se colocássemos a clave de ré na segunda linha, sobre esta seria a nota ré e portanto, sobre a próxima a nota fá, e assim por diante.
Com o passar do tempo, a clave de sol foi tomando destaque e passou a ser usada para vozes agudas. De mesmo modo, seu uso em outras linhas foi diminuindo até que ficou basicamente na segunda linha da pauta, indicando a nota sol3 sobre esta. Como a escrita da época era ornamentada, e copiada à mão pelos copistas, o desenho da clave foi evoluindo de um "G" para o formato atual.
Atualmente, ela indica sons agudos com boa precisão (especialmente do dó3 para o agudo) e é usada pela grande maioria dos instrumentos musicais[2].
Nenhum comentário:
Postar um comentário