segunda-feira, julho 25, 2011

Robert Johnson - Me and the Devil Blues


Robert Leroy Johnson foi um dos maiores músicos não só do Blues, mas que o mundo da música já ouviu falar. Ele se tornou referência no Blues e para  músicos como Muddy Waters e Eric Clapton. Robert Johnson gravou poucas músicas, em torno de 29, as quais fora gravadas entre 1936 e 1937. Muitas delas foram regravadas por artistas como Red Hot Chilli Peppers, Rolling Stones e White Stripes. O artista também ajudou a consagrar o famoso formato de 12 compassos.
Ele nasceu no Mississipi, segundo alguns em 8 de maio de 1911, mas não se tem certeza desta data, já que já foram encontradas várias datas distintas em documentos do cantor e guitarrista.
Mas Robert Johnson não é famoso só por sua genialidade musical, muitos mistérios cercaram sua vida. Uma história famosa é a de que Robert teria vendido sua alma para o  diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale para tocar guitarra, daí a sua habilidade. Outro mistério é a sua morte. Diz a lenda que ele bebeu um Whisky envenenado por um marido ciumento, que achava que Robert estava tendo um caso com a mulher dele. O fato ocorreu no bar  ”Tree Forks” em 1938. R. Johnson se recuperou do envenenamento mas faleceu no dia 16 de agosto de pneumonia, 3 dias depois do envenenamento. Essa é uma das teorias, já que outras dizem que ele pode ter morrido de sífilis ou até assassinado, pois em seu atestado de óbito, a causa da morte não foi identificada.
Robert Johnson deixou grandes músicas para que fossem ouvidas e executadas por várias gerações, entre elas “Crossroads Blues”, “Me And The Devil Blues” e “Hellhound On My Trail”.
Robert influênciou vários cantores nas décadas seguintes de sua morte, inclusive o Blues de Chicago e o Rock dos nossos dias e continuará influenciando muitas outras gerações.
Antes de ouvir uma música de Robert Johnson é preciso levar em conta as tecnologias de gravações vigentes na época, que nem se comparam as de hoje. Com certeza o som não é digital e nem remasterizado, mas é um música que emociona, feita com os sentimentos de uma pessoa que tinha algo a nos dizer e que, dificilmente, não o fará refletir sobre o que é “Música de verdade”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário