terça-feira, junho 07, 2011

Game tem Curitiba como pano de fundo para solução de problemas

Jogo de estratégia tem funcionamento parecido com 'The Sims'.
Sistema disputa final do Imagine Cup 2011 em Nova York.

Uma equipe de Curitiba está entre as finalistas do Imagine Cup 2011 (uma copa organizada pela Microsoft, da qual participam estudantes de tecnologia). A final mundial, em Nova York, vai de 8 a 13 de julho deste ano. No começo, mais de 800 grupos disputavam. É primeira vez que paranaenses chegam tão longe na competição. Faltam três bancas até o grande prêmio.
O jogo é de estratégia e teria sido comparado pela comissão julgadora ao popular “The Sims”. A ideia é, basicamente, controlar personagens que inspiram outros personagens a aderir ao voluntariado. Ações positivas atrairiam mais voluntários para resolver problemas em três grandes áreas: educação, ambiente e saúde.
Barras de “vida” indicam as condições da cidade. A partir daí se decide qual a prioridade para agir. “Waves” conturbadas chegam a qualquer momento e podem desestabilizar o jogo, com excesso de lixo ou uma epidemia de gripe suína, por exemplo.
De onde
Os quatro estudantes, todos da Universidade Positivo, disputam na categoria ‘Game designer/Windows Xbox’. De acordo com um deles, Rafaela Costa, o trabalho começou há 11 meses. "Foi uma idéia compartilhada. A gente ia mesmo fazer uma cidade, então por que não nossa própria cidade?”.
De acordo com a gerente de programas acadêmicos da Microsoft Brasil, Marinês Gomes, “o mote da competição são os ‘Desafios do Milênio’ estabelecidos pela ONU”, portanto “qualquer um desses desafios está dentro das perspectivas da Microsoft para o futuro. É a mesma preocupação [para qualquer item]”. Porém, as questões da saúde apareceram mais frequentemente.
“Nossos competidores estão preocupados com saúde, especialmente em desenvolver coisas para ajudar em áreas que sofreram com catástrofes. Recentemente muitos países que passaram por isso”, frisa. “Como o assunto parece mais palpável, parece que as soluções estão mais claras”.
No começo de maio, uma etapa nacional premiou projetos diretamente relacionados às áreas de saúde e educação, nas categorias “sistemas embarcados” e “projeto de software”, respectivamente.

FONTE: http://g1.globo.com/parana/noticia/2011/06/game-tem-curitiba-como-pano-de-fundo-para-solucao-de-problemas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário