sexta-feira, janeiro 14, 2011
A Beleza da Diversidade da Língua Portuguesa
A “Língua Portuguesa”, que por um ato divino é a língua mais bonita do mundo, uma vez que ela é labial e não gutural, sendo que qualquer pessoa que fala a língua portuguesa em breve tempo pode falar qualquer língua do mundo com perfeição. Hoje é falada num vastíssimo canto do mundo, evidentemente existem vários modos de falar, todavia, ela é compacta e o cidadão de qualquer parte entende tudo de uma forma razoável, completamente diferente de outras línguas, na qual o cidadão não consegue entender o que o outro fala.
Embora exista uma diferenciação, não muito suficiente para impedir uma superior unidade do “idioma português” e em Portugal de norte a sul existe uma homogeneidade lingüística, porém, com pequenas formas de falar, como exemplo: o português da Região-Norte, o português Setentrional e o português Centro Meridional. Os da região de Coimbra-Lisboa distingue-se do falar do norte e do sul. No do Norte não existe a sílaba sonora, já no Setentrional existe, sendo que, no Centro-Meridional só aparecem as sibilantes que caracterizam a língua padrão.
Já na Madeira e nos Açores, o falar é um prolongamento continental, e os da África e das regiões da Oceania e Ásia apresentam uma variante, ou seja o “Crioulo” e o “não Crioulo”, o primeiro ficou estabelecido a partir do século XV, com a mistura da língua local e por muitos anos com os colonizadores portugueses, como também sucedeu-se nas ilhas de São Tomé e Príncipe. Já nas ilhas de Cabo Verde têm dois tipos de dialetos, os do Norte e os do Sul, bem como os da Guiné-Bissau.
Existe uma outra grande variedade de dialetos, em regiões da Ásia, como Malaca, Macau e outras pequenas ilhas. Existe ainda os dialetos “não crioulos” falados em Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, umas outras variações faladas em lugares que os portugueses partiram, tais como Goa, Damão, Diu e agora no Timor-Leste com um português próximo do europeu.
Com relação ao Brasil, já é muito surpreendente, em um país de dimensão continental, em que em todas as regiões fala-se e escreve-se igual, logicamente com um pequeno sotaque diferencial ou regional, como o gaúcho, o nordestino, o carioca, o mineiro e o paulista, todavia, fala-se no Brasil um português muito parecido com o período colonial.
Deve-se a unidade da língua portuguesa ao “Marquês de Pombal”, que em 1725 proibiu que se fala-se uma língua que já estava tomando corpo, mormente, no litoral do Brasil, a “Língua Geral” que era uma mistura do português, do tupi e do guarani, porém, com a sua intervenção, os brasileiros retomaram à “Língua Mater”, e hoje 200 milhões de pessoas falam e escrevem na maravilhosa língua portuguesa, suave e majestosa.
Portanto, temos 8 países e diversos locais que falam a “língua portuguesa” com mais ou menos 300 milhões de seres humanos, sendo já a terceira língua do mundo, só superada pelo chinês e pelo inglês, pois que, o “castelhano ou “espanhol” é falada em 24 países do mundo, mas no seu total não chegam na quantidade de pessoas que falam o português. Honra e glória a esses oito países, Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo-Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Fonte: http://www.mundolusiada.com.br/COLUNAS/ml_coluna_190.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário